segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PORTFÓLIO / PROJETO




Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram.

Alexander Graham Bell



Por ser um procedimento de avaliação ainda pouco usado e divulgado na educação, essa oficina era muito aguardada. Realizei no dia 07 de outubro, e foi toda elaborada para não deixar tensão e mostar como o processo é simples quando planejado e praticado.

Já que é uma proposta de registro, para o roteiro foi dado a forma de lápis, e em um lápis maior expomos o objetivo: possibilitar aos cursistas uma reflexão sobre portfólio como procedimento de avaliação, bem como subsidiá-los no processo de construção desse instrumento; analisar os ante-projetos, de acordo com os Critérios de Avaliação.

A dinâmica da flor deixou um clima de tranquilidade e partilha. Foi muito sensível e as emoções brotaram. A música, Tocando em frente, cantado por todos, findou essa vivência de uma forma ímpar.

O diálogo sobre portfólio fluiu e as dúvidas foram dirimidas a cada momento. A proposta dos cursistas produzir um portfolio concretizou e evidenciou a pratica de produção de um portfólio.
Alguns recursos, como uma pequena retrospectiva das oficinas realizadas, facilitaram a produção.




OFICINA TP4 -UNIDADE 14 / LETRAMENTO


Comecei coma leitura do texto "É preciso ler" de Almir de Medeiros. apresentei o roteiro em forma de um folder e em seguida o objetivo: sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivnciando situações de leitura e escrita.

Aconteceu no dia 30 de setembro de 2009, e os cursistas pareciam aguardar esse tema. Foram muito receptivos e participaram bastante. Levei o livro O Limpador de Placas e a leitura proporcionou momentos de satisfação e ampliação do termo Letramento. Reconhecer práticas de letramento e a possibilidade de realizar atividades em sala de aula foi a conquista desse dia.

Destaquei para leitura e mesclagem com a prática o livro de Isabel Solé - Estratégias de Leitura; Ingedore Villaça - Ler e Compreender os Sentidos do Texto e Magda Soares. Findamos com o diário de bordo, onde registraram os momentos marcantes e a realização daquela vivência.



OFICINA: AVALIAÇÃO

A oficina de Avaliação foi realizada no dia 16 de setembro de 2009, o objetivo era discutir e dialogar a respeito do sistema de avaliação do SAEB - Prova Brasil e ENEM. não deixando de rever também as formas de avaliar, pontuando suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

Iniciei com o texto "Receita de Olhar" de Roseana Murray e em seguida apresentei vários olhares, questionando qual o olhar do professor cursista sobre Avaliação. Foi uma discussão bastante significativa. Apresentei o roteiro, que estava em forma de várias engrenagens e comentei sobre o objetivo daquele encontro. Através de cartazes, comentei sobre as formas de avaliar e fizemos a distinção da avaliação interna e externa. Apresentei o SAEB e as duas provas, pontuando as diferenças. A partir desse momento, os professores conheceram e reconheceram caracteristicas de cada prova, através de questões e descritores /habilidades.

Foi um tema muito pertinente e que vale retomar. A avaliação ainda é um enigma no processo de ensino e aprendizagem.

OFICINA: TP 3 - UNIDADE 10 /GÊNEROS TEXTUAIS

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo mundo é composto de mudança
Tornando sempre novas qualidades."
Camões


A primeira oficina do TP, realizada em 02 de setembro de 2009, teve como objetivo caracterizar os gêneros textuais. Fiz a distribuição da "caixa cheia de beijos", no intuito de já começar trabalhando um gênero e demonstrar como o tema da oficina era interessante. Apresentei o roteiro que estava cheio de variados gêneros e depois fiz a leitura do objetivo.
O ambiente estava repleto de textos. Revemos o conceito de texto exposto no Guia Geral, TP1 e em alguns outros livros. Durante os próximos momentos, discutimos e reconhecemos suporte, hibridismo e transmutação genérica. Foi muito interessante, pois muitos cursistas trazem uma definição de gênero diferenciada da apresentada. Deixei dicas de leitura e esclareci que estava apresentando uma concepção defendida por Baktin e Marcuschi. Finalizei com a avaliação. Ofereci modelos de suporte para que eles avaliassem, fazendo a escolha do gênero adequado.
Avaliaram, elogiando a dinâmica do trabalho.
Esse foi o dia que eles tmabém conheceram o instrumento de acompanhamento e avaliação do relatório do Avançando na Prática.
Percebi que a inquietação era o ponto chave.


Oficina de Pedagogia de Projetos - Elaboração

Nosso segundo encontro aconteceu em 19 de agosto de 2009. Discutimos sobre pedagogia de projetos voltado para a etapa de elaboração. Houve muitos questionamentos. Alguns professores cursistas ainda não conheciam o trabalho com projetos, mas, em todo o ambiente, era perceptível o desejo de praticar.

A leitura do capítulo do livro de Nilbo Nogueira sobre Etapas de um projeto, de leitura fácil, foi muito pertinente para o trabalho.

Vamos aguardar as produções dos projeto!

Plantinha da amizade

Estou enviando uma plantinha para você.
Essa plantinha é chamada de AMIZADE!
Você deve regá-la dia após dia (encontro após encontro), com palavras de Carinho e Sinceridade adubá-la com Respeito e Dedicação.
Deixe que o sol do amanhecer ilumine e aqueça suas raízes para que ela possa crescer sempre forte e bonita!
Só assim você perceberá que suas flores são lindas e suas raízes, fortes e profundas...

Que possamos, a partir de hoje, regar com muito amor essa plantinha da amizade e colher bons frutos!


Oficina Introdutória

Esse primeiro momento é muito especial. è chegada a hora de conhecer o outro a partir do nome. Elaborar combinados. Saber o que ele trouxe do lado de lá. É tempo de amenizar as expectativas.
Realizada no dia 30 de julho de 2009 com o objetivo de apresentar o Programa através do Guia Geral, essa oficina foi toda planejada com detalhes de acolhimento e desejo se dirimir as dúvidas mais presentes sobre a formação. O contato com professores que já tinham participado do GESTAR fez com que esse encontro fosse já compreendido por muitos e apenas queriam confirmar e experimentar o que sabiam pelos outros.
A semana de 02 a 06 de março de 2009 foi promovida por reencontros: colegas, material, informações, amizades e reconhecimentos de outras pessoas.
Foi nesse período que tive acesso ao documentário "Pro dia nascer feliz", algo que já procurava a algum tempo. Conheci novos livros, vídeos e novas formas de olhar conteúdos já trabalhados. Recebi desafios e estou, nesse momento, buscando vencê-los.
Somente experiencias maravilhosas!